Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

ANO NOVO: CRIANÇAS E OS OBJETIVOS PARA O NOVO ANO?

No final de cada ano, geralmente, incentivamos as crianças a traçarem pequenos objetivos para o Ano Novo: Tirar melhores notas, destacar-se num esporte, ser protagonista numa apresentação ou aprender a lutar para vencer aquele desafio que parece impossível.  

É importante que desde pequenas as crianças aprendam a lutar para cumprir os propósitos traçados no final de cada ano o que, certamente, ajudará a crescer sua autoestima, à medida que superam suas dificuldades.

Entre outras, uma sugestão fácil é criar uma agenda infantil que pode ser feita com uma cartolina, tela, papel, em forma de caderno ou calendário. Nessa agenda pode-se destacar as datas de aniversário da família e dos amigos da escola, o que possibilitará à criança ter mais tempo para se preparar, criar algumas surpresas e felicitar os aniversariantes. 

Outra coisa legal é que essa agenda pode ser usada para marcar o período de férias e das viagens previstas que os ajudarão a planejar e a fantasiar o futuro.


Anotar as datas das partidas do time favorito, datas das provas ou dos passeios da escola é outra alternativa que os ajudará a organizar suas obrigações e assim terem tempo suficiente para fazer tudo sem a correria de  última hora. 

Vale lembrar que são as crianças quem devem decidir o que elas verdadeiramente desejam fazer, sem a influência dos pais que no máximo podem ajudá-las a descobrir algumas estratégias, como incentivar a escrever os objetivos e fixar em lugares visíveis —  na porta de seu guarda-roupa, na porta da geladeira, na cabeceira de sua cama, numa lousa de recados ou, até mesmo, no teto do seu quarto na direção da cama e etc.  

Dessa maneira, as crianças ao mentalizarem seus objetivos aprenderão a trabalhar duro para atingirem os objetivos do Ano Velho, portanto,  estarão aptos a desapegar do que não foi realizado e traçar novas metas para o Novo Ano.  

FELIZ ANO NOVO! 

Tags: