Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

SONO É SAUDADE DE DORMIR — DICIONÁRIO DE HUMOR INFANTIL

Pedro Bloch foi médico, escritor, jornalista, compositor, poeta, dramaturgo e autor de livros infanto-juvenis. Em seu livro Dicionário de Humor Infantil, reuniu centena de expressões e observações de seus pequenos pacientes — crianças entre três e nove anos — acerca do mundo e seus sentidos.

Livro Dicionário de Humor Infantil Pedro Bloch - Blog Criança é Vida
Essas definições infantis, simplesmente, apaixonantes, engraçadas e tingidas de uma ingenuidade própria da idade, nos deixam com um sorriso saudoso dessa ingenuidade, pois segundo Pedro Bloch, que gostava muito de escrever para crianças e jovens e de ouvir o que tinham a lhe dizer, se a gente tivesse ouvido de ouvir criança, o mundo seria melhor.

Além dos que já publicamos neste blog, relacionamos aqui mais alguns exemplos de seu maravilhoso livro: Dicionário de Humor Infantil (Ediouro, 1997). Confiram!

ABOLIÇÃO
É um coisa assinada pela Escrava Isaura . Todo mundo sabe o que é, mas eu espero é o dia da abolição das crianças.

ABSTRATO
Sim, eu sei o que é abstrato. Esta sopa, por exemplo, leva abstrado de tomate.

ABUSO
Mamãe acha qe eu vou ficar queimado e que eu abuso do sol. O sol é que abusa de mim.

ACAMPAMENTO
Quem gosta de acampamento é musquito e machucado.

ADIVINHAÇÃO
Uma coisa que tem cabeça e não fala parece alfinete, né? Não é, não. É leão. É uma pessoa com desconfiômetro.

ADULTO
É uma pessoa que tem desconfiômetro. É uma pessoa que não entende de chuva, criança ou bala

AEROMOÇA
Será que eu posso dizer para mamãe, que quer ser aeromoça, que ela só pode ser aerovelha!

ÁFRICA
Não sei todos os países da África. Nasce um todos os dias.

AGIOTA
Ele é rico porque vende dinheiro. Você, por exemplo, quer comprar dez reais. Chega lá, leva dez e paga quinze.

ALEGRIA E TRISTEZA
A coisa mais alegre do mundo é OVO DE PÁSCOA . Tristeza não é bem assim a gente não estar alegre. É uma alegria zangada. A mais triste ainda não sei, porque sou muito pequeno e tenho muito para ver.

ALUNO
Melhor aluno? Contando de trás para diante sou eu mesmo. Se eu sou um bom aluno? Sou o melhor dos piores e o pior dos melhores.

AMAR
É não pedir nada em troca. Quem pede troco não ama.

AMAR
É olhar para o outro como mais nada existisse no mundo.

AMIGO
Ser amigo é você na porta do gol, passar a bola para o outro.

AMOR
Só não enche barriga? Enche, sim. Ela está grávida de novo.

AMOR
Mamãe, lá na escola tem uma menina tão bonita, mas tão bonita que, quando eu vejo meu coração fica todo azul.

AMOR
Você tem os olhos cor do céu. Só que você é muito mais céu que o céu.

AMOR
É uma coisa tão boa que, se não existisse, eu não existiria, você não existiria, ninguém existiria.

ARCO-ÍRIS
É uma ponte de vento colorido.

ARTE MODERNA
É uma coisa que criança não tinha coragem de pintar

AVESTRUZ
É a girafa dos passarinhos

BEBÊ
É uma coisa que ainda tem a cabeça verde. Não funciona como a gente.

BEIJA-FLOR
É o passarinho que inventou o movimento parado.

BELEZA
Tem menina que só é bonita por dentro, mas eu não posso ver porque não tenho periscópio.

BIBLIOTECA
É uma coleção de livros. A minha já tem um.

BICHO
O bicho mais bonito do mundo é aquele que pensa que é. É o que gosto mais.

BOBO
É quem pensa que sabe tudo. Meio bobo é que pensa que sabe quase tudo.

BOBO
É uma pessoa cheia de coisas vazias.

BOLETIM
Meu boletim só pode ser erro de computador. Vocês acham que eu tenho cara de nota dez?

BOLETIM
O pior de um boletim é quando papai briga e me passa um carão pelas notas que ele tirou.

BOLETIM
O meu boletim só tem zero pra baixo. Virou temperatura.

BORBOLETA
É uma flor que pensa que sabe voar.

BRUXA
É uma fada que ficou velha e perdeu a dentadura.

BÚSSOLA
É a coisa que toda criança deveria ter. É que eu me perdo muito

CABEÇA
Todo mundo quer saber o que se passa na minha cabeça. Xampu, né?

CACHORRO
É o melhor amigo do homem, quando é pequeno e não morde.

CARETA
Meu pai é tão careta que, quando peço dinheiro para paquerar a Marcelinha, pensa que quero pra comprar bala.

CARIDADE
Não é dando com a mão. Tem que misturar coração.

CHOPE
É o refrigerante de adulto.

CHUVA
É uma água que sobe, sobe, mas a gente só vê quando ela desce.

CINEMA
É um lugar onde a gente come pipoca.

CORAÇÃO
A professora diz que “não ter bom coração” é ser mau. E “não ter fígado”, o que é?

DESENHO
Adulto acha que meu desenho é só rabisco. Se ele fosse criança, ia a entender que este meu desenho é pressa. É um traço correndo atrás do outro.

DESERTO
É uma floresta sem árvores.

DEUS
Eu não rezo para pedir nada a Deus. Só rezo para perguntar se ele precisa de mim para alguma coisa.

DEVER
Não vou fazer. A professora só deu lição de casa. E eu moro em apartamento.

DIA
Hoje é amanhã de ontem.

DÚVIDA
Por que é que todo dia é hoje?

DISTÂNCIA
A Europa fica mais longe que a Lua. A Lua eu vejo.

ENGRAÇADO
É o meu boletim do mês passado, porque o deste mês não tem graça nenhuma.

ESCURO
Tenho mais medo de avião que de escuro. É que escuro não voa, nem cai.

ESTUDIOSO
Ser estudioso é pensar pouco e decorar muito.

FÁCIL E DIFÍCIL
Fácil é tomar sorvete. Difícil é comer espinafre.

FAMÍLIA
A galinha tem pintinhos, bananeira tem banana e família tem televisão.

FELICIDADE
É uma palavra que tem música.

FELICIDADE
É peixinho comer isca sem se machucar no anzol.

FELICIDADE
É  quando a alegria que a gente sente não cabe dentro da gente.

FELICIDADE
É nenhum adulto pegar nas bochechas da gente.

FUTEBOL
É um jogo em que, às vezes, a trave joga melhor que o goleiro. Pega tudo.

GÊMEAS
Eu vi duas meninas de cara repetida.

HELICÓPITERO
É um carro com ventilador em cima.

HONESTIDADE
É assim: eu acho mil reais. Aí eu devolvo ao dono quinhentos reais e fico com quinhentos, pra pagar minha honestidade.

HORA
A melhor hora da minha escola é a hora da saída.

ILHA
É um morro que caiu no mar.

INFINITO
É uma coisa que, quando você acha que acabou, ainda nem começou

JARDIM ZOOLÓGICO
O bicho que eu mais gostei, no jardim zoológico, foi o vendedor de sorvete.

JUÍZO
É fazer tudo o que mamãe acha que tá certo, mesmo quando está errado.

LEQUE
É um espanador de ventinho.

LETRA
Eu ainda não tenho idade de letra. Por enquanto, sou só de meu tamanho.

LÓGICA
Uma nota de dez rasgada no meio não dá duas de cinco, dá?

MÃE
Quando você era menina, quem era minha mãe?

MISTÉRIO
Nas tevês em preto e branco, para onde vão as outras cores?

NAMORADO
O meu namorado tem iniciativa. O que ele não tem é acabativa.

NOITE
É o dia com luz apagada.

ORGULHO
É anão pensar que é gigante e lagartixa pensar que é crocodilo.

OVO
Dizem que Colombo botou um ovo em pé. Eu não boto nem sentado.

PAI
Ser pai é mais difícil que ser mãe. Pai precisa usar gravata.

PALHAÇO
É um homem todo pintado de piadas.

PENSAMENTO
É um sonho sem cor.

PSICÓLOGA
Mamãe me mandou pra psicóloga e, depois da minha sessão, eu acho que a psicóloga melhorou.

PONTO FINAL
Todo o mundo bota ponto final. Eu acho que a gente também devia botar ponto de começo. 

PROSA E POESIA
Prosa é palavra em preto e branco. Poesia é palavra a cores.

QUANDO PUDER
É muito tarde.

ROBÔ
É um monte de peças e computadores que pensam que viraram gente.

SÁBIO
Pensa que não sabe nada. Sabe, sim, mas não quer dizer. E eu, nem penso.

SAUDADE
Eu não consigo esquecer de ter saudade

SOL
Eu não errei na prova. Só disse que o Sol nasce no nascente e dorme no dormente.

SOL
O sol acende o dia. A professora teve a coragem de dizer que o Sol é uma estrela e eu fingi que acreditei.

SONO
É saudade de dormir.

TAMANDUÁ
É um bicho todo desarrumado. Até formiga ele come.

ULTRASSONOGRAFIA
É parente da Geografia? É?

VENTO
É ar com muita pressa.

VIDA
A vida de muita gente é só gol contra.

VOCAÇÃO
É a voz do papai.

W
São dois vês que nasceram gêmeos.

X
O menino vê a placa anunciando Raios-X e diz: Mamãe, olha o nome do médico da vovó.

Y
É uma letra parecida com um estilingue, que é intrometida.

ZEBRA
Um burro que nasceu com listras, coitado.


Fonte:
Dicionário de Humor Infantil, Pedro Bloch
Blog Criança é Vida