Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

TRÊS TIGRES TRISTES — FERNANDO VILELA

Um tigre, dois tigres, três tigres! Três tigres tristes listrados dos trópicos trafegavam num trator, enquanto traçavam três travessas com trocentos trigos trazidos de Trieste por triunfantes trovadores de trava-línguas!

Esse tipo de narrativa pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral e, também, uma forma de incentivar as crianças a pesquisarem e criarem novos trava-línguas
A ideia de Três Tigres Tristes nasceu quando Fernando Vilela e Nina Barbieri brincavam de falar rápido o famoso trava-língua dos tigres. Depois, resolveram continuar a história nos almoços diários.

Trata-se de um livro com uma história divertida, ilustrações incríveis e todo escrito com palavras bem difíceis de se pronunciar juntas. Os autores explicam que são trava-línguas  e como tal sugerem que o leitor tente ler o texto rápido e sem parar.

Em preto e amarelo, o livro acompanha as cores dos tigres tristes e vem com áudio para ser ouvido no smartphone. Para ilustrar o livro, Fernando usou lápis para desenhar, carimbo de borracha para fazer os coqueiros e o computador para colorir.

Três tigres tristes listrados dos trópicos trafegavam num trator, enquanto traçavam três travessas com trocentos trigos trazidos de Trieste por triunfantes trovadores de trava-línguas! Vale ressaltar, que esse tipo de narrativa pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral e, também, uma forma de incentivar as crianças a pesquisarem e criarem novos trava-línguas, aperfeiçoando assim o processo de aquisição de conhecimento e estimulando a criatividade.

Mas, afinal, o que acontece com os tigres tristes?  Bem, é só comprar o livro e junto com seus pequeninos tentar repetir os trava-línguas, lembrando que o que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem erros, mesmo elas percebendo que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a dificuldade em finalizar o trava-línguas com perfeição.


Três Tigres Tristes
Escritores: Fernando Vilela e Nina Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Editora: Brinque-Book
Número de Páginas: 24
Preço: R$ 29,60


Tags: