Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

JOGO DA VELHA – VALE A PENA BRINCAR!

Com o avanço tecnológico as crianças estão se acostumando a brincar com jogos de computador e vídeo game, deixando assim de interagir com outras crianças e, sem perceberem,  estão abrindo mão do universo lúdico proporcionado pelo convívio com o outro por meio das brincadeiras.

Segundo o dicionário Aurélio, Brincar  significa divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar e, também, pode ser entreter-se com jogos infantis, ou seja, brincar é algo presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

O ato de brincar, é algo intrínseco ao ser humano e que está presente em sua vida, sobretudo, durante a infância. Qualquer ação pode ser considerada brincadeira, não há nenhum traço específico para determinar quais formas de agir podem ser consideradas e interpretadas como tal. Para que se identifique e se ação realizada é uma brincadeira, basta que os envolvidos nela a determinem dessa forma.

É importante para os pais conhecerem o significado do brincar e compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. 

O fato é que as brincadeiras  saudáveis permitem que as crianças ao vivenciá-las, tenham  a oportunidade de aprender a se relacionar com outras crianças,  a respeitar  regras, a desenvolver o sentido de cooperação e a estimular a criatividade e imaginação de cada um, lembrando ainda, dos benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil, como no caso dos mais pequeninos, que aprendem a conhecer o próprio corpo, nariz, boca, braços, pernas, dedos e etc.

É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

Assim, que tal enxugar sua agenda e resgatar algumas brincadeiras que fizeram parte da sua infância e compartilhar com suas crianças! Preferencialmente, inicie com os jogos e passatempos onde a criança possa utilizar uma caneta e um papel, como por exemplo o Jogo da Velha ou Jogo do Galo, como é conhecido em Portugal.


Na verdade, o Jogo da Velha possui regras extremamente simples, sem
grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
 
Para refrescar a memória daqueles que já não recordam dos pequenos detalhes, confiram abaixo algumas dicas sobre o Jogo da Velha.


O nome Jogo da Velha originou-se na Inglaterra quando mulheres ao fim de tarde se reuniam para tomar o chá, bordar e brincar. Era jogado pelas senhoras de mais idade já que as mesmas não enxergavam bem  e não podiam produzir seus bordados, então a opção de diversão era O Jogo da Velha.
  
Mas há os que acreditam que a origem do jogo seria ainda mais antiga, pois foram encontrados tabuleiros escavados em rochas em templos do antigo Egito, que provavelmente foram feitos por escravos há mais de 3.500 anos atrás.
É muito fácil aprender o jogo da velha e pode ser jogado a qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter em mãos caneta e papel.  

• Pegue 1 folha de papel e desenhe um quadrado com 3 colunas horizontal e vertical — agora você já tem um tabuleiro para jogar;
• Cada jogador escolhe algo para marcar no tabuleiro, como por exemplo: sol ou nuvem; O ou X; feijão ou milho; botões coloridos, enfim use a criatividade;

• Cada jogador deve jogar alternadamente, preenchendo uma lacuna que esteja vazia;
• O objetivo é conseguir 3 marcas em linha, quer seja horizontal, vertical ou diagonal  e, ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

• Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.
Lembrete:
Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica e, como as regras  são simples, é muito comum  o jogo empate ou "dê velha".

Dicas:
• Se você tem duas peças numa linha, ponha a terceira.
• Se o oponente tiver duas peças em linha, ponha a terceira para bloqueá-lo.
• Crie uma oportunidade em que você poderá ganhar de duas maneiras.
• Tente bloquear o triângulo do oponente
• Jogue no centro.
• Jogue num canto vazio.



Jogo da Velha – Vale a pena Brincar!
Blog Criança é Vida