Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

MÓVEIS DE PAPELÃO PARA CRIANÇAS — VEJA COMO FAZER!

Mesmo inserido em uma sociedade descartável, que incentiva o consumismo, o arquiteto e designer suíço Nicola Enrico Stäubli criou o projeto Foldschool , cuja premissa é: Faça você mesmo.

O papelão é fácil de encontrar e de manusear. Seus filhos podem viver a sua criatividade na pintura do papelão. Eles terão seu pedaço muito pessoal de mobiliário. Depois de usado, você ainda pode reciclá-lo e ficar com a consciência limpa.O Foldschool é uma coleção de móveis de papelão especialmente projetada para as crianças (cadeirinha, banquinho e cadeirinha de balanço), que permite que elas interajam desde a hora de montar até a customização final, com tintas, canetinhas, adesivos e o que mais a criatividade permitir.

Graças ao material escolhido por Stäubli: o papelão, que por ser resistente, fácil de encontrar e de manusear, além de reciclável, garante que o papelão pode ser personalizado pelas próprias crianças.

Para montá-los basta descolar um bom pedaço de papelão, régua, spray de cola, agulha, cola, fita adesiva, uma ferramenta de dobradura e corte de esteira.

E, para ajudar na tarefa, o designer colocou os moldes e o passo a passo com as instruções de montagem gratuitamente no site do projeto. A ideia do artista é o retorno a uma das missões originais do design: "fornecer um produto a preço acessível através de um processo de fabricação inteligente".

Seja pintado à canetinha, à tinta, com colagens ou estampas, um dos grandes diferenciais do projeto é a interação que ele pode causar tendo que ser montado artesanalmente pelo consumidor. A segurança do produto é definida pela forma como o papelão é dobrado no processo de fabricação,  que faz com ele seja sólido, podendo até suportar o peso de um adulto.

Para o desenvolvimento do projeto, é fundamental que cada pessoa elabore seu móvel, por isso não é possível comprá-lo pronto. Entretanto, Stäubli afirma que está considerando a possibilidade de oferecer os objetos como um produto semi-acabado, mas não montado.

Confira abaixo algumas perguntas respondidas pelo designer em seu site.

• Posso comprar uma peça do seu mobiliário já montada?
Não! O processo de elaboração e manuseio do material para a conclusão da peça é fundamental para o conceito do Foldschool.

• O mobiliário do projeto é estável?
Seguindo as instruções do projeto, ele pode facilmente suportar o peso de um adulto.

• Os projetos servem para adultos também?
Atualmente o Foldschool não oferece mobiliário do tamanho de adultos.

• Porque o mobiliário é feito apenas de papelão?
O papelão é fácil de encontrar e de manusear. Seus filhos podem viver a sua criatividade na pintura do papelão. Eles terão seu pedaço muito pessoal de mobiliário. Depois de usado, você ainda pode reciclá-lo e ficar com a consciência limpa.

Todas as instruções estão disponíveis no site do designer e quem tiver interesse em aprender pode fazer o download gratuitamente no site e seguir o passo a passo.

Fonte:
http://www.foldschool.com/_howto/start.html