Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

LIÇÃO DE CASA, UMA OBRIGAÇÃO QUE ESTIMULA A APRENDIZAGEM.

A cena é comum, ao chegarem em casa, depois do trabalho, pais e mães perguntam: Tem lição?  O desenrolar da novela é o mesmo de  sempre, pais de um lado se queixando de não dispor de tempo para ajudar o filho e do outro lado, a criança que não consegue desempenhá-la sem a supervisão de um adulto.  

O fato é que os pais, ainda que cansados, se vêm na obrigação de sentar com suas crianças e acompanhar a lição de casa, mesmo que esta seja fonte de conflito, já que a maior parte das crianças  se recusa a fazer ou demora para iniciar ou enrola para terminar e, é esse estresse diário, que faz com que muitos pais pensem que isto pode ser reflexo do excesso de lição de casa. 

"A maioria dos pais não sabe como lidar com este momento, alguns até partem para uma violência verbal ou física e tornam algo que seria positivo, o tempo passado junto com o filho, em algo extremamente negativo", afirma Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Triângulo. 

Lição de casa pode ser definida como um dever dado a um aluno para ser feito em casa. Possui finalidades pedagógicas, incentiva o hábito de estudo e faz as crianças adquirirem responsabilidades, que para muitos é a primeira grande responsabilidade da vida. Foi aplicada pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1930, destinada a aprendizes da zona rural. 

A criança ao fazer a lição de casa está revendo o que aprendeu em sala de aula e esta revisão vai prepará-lo para absorver novos conteúdos e aprofundar seu conhecimento. 

E, por outro lado, o professor ao analisar os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, pode identificar as principais dúvidas de seus alunos e trabalhar nos pontos que apresentam mais dificuldades. 

Entretanto, para que a lição de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada exercício e esclarecer os objetivos dela. “Lição de casa é uma atividade importantíssima. O aluno deve fazer solitariamente o que aprendeu em sala de aula e perceber se realmente aprendeu”, explica a Coordenadora do Ensino Fundamental II da Unidade Aldeia da Serra do Pueri, Rose Baxmann. 

Com o advento da Internet observa-se um novo momento da construção do conhecimento dado a forma de realizar as tarefas escolares, onde as crianças podem ter acesso mais rapidamente a informação. Todavia, este fato também pode fazê-las apenas copiar e colar a informação para livrar-se do trabalho, criando certa acomodação. 

Pesquisas comprovam que crianças que fazem a lição de casa, diariamente,  aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras, assim, uma das formas de descobrir se o seu filho está indo bem na escola,  é acompanhar a lição de casa. 

Para alguns críticos, a lição de casa, como é apresentada, na maioria das escolas, é direcionada, tão somente,  para o aluno privilegiado, ou seja, aquele que tem em casa todas as condições favoráveis para realizar suas tarefas escolares. 

Na verdade, o que eles precisam é de que, pouco a pouco, os pais façam menos por eles e o responsabilizem mais por sua vida escolar. A Coordenadora do curso de Psicopedagogia da PUC-SP, Neide de Aquino Noffs, concorda. Os pais devem criar uma infra-estrutura para os filhos, mas nunca devem ser os confeccionadores da tarefa”.  A lição é fundamental para que os estudantes treinem autonomia, saibam como e onde buscar respostas, e aprendam a perguntar”.

É notótio que o tema lição de casa sempre gerou controvérsia entre escolas, uma vez que estas seguem procedimentos diferentes, portanto, cabe aos pais e aos alunos assumirem que a rotina de estudos não deve terminar numa sala de aula, mas sim continuar em casa na forma de lição de casa. 
 

Ajudar na lição de casa, além de ser uma obrigação dos pais é também uma oportunidade para tomar contato com o universo de informações que está recebendo seu filho em sala de aula que, consequentemente, abre espaço para o diálogo sobre estes assuntos, estimulando-o assim a  descobrir o prazer de aprender.

Hoje em dia, especialistas mostram que existem formas de fazer com que as crianças se concentrem mais nos estudos em casa. A disposição dos materiais em cima da mesa em que vai estudar, o horário e até mesmo a iluminação do local onde a lição de casa será feita são fundamentais para que não ocorram desgastes físicos e psicológicos nas crianças. Confira abaixo as dicas durante e depois da hora da lição. 

• Entenda seu filho
Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Por exemplo, será que ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade?

Será que ele precisa que você o ajude a organizar por qual matéria começar ou ele quer decidir isso sozinho?

Defina as regras em comum acordo
Converse com seu filho e estabeleçam — juntos — como será a rotina para a lição. Onde será feita, em qual horário, etc. Deixe que ele explique suas preferências e seja flexível. Por exemplo: ele não quer perder o programa de TV favorito. Ajuste o horário de modo que ele tenha este direito garantido.
 

O importante é deixar claro que ele perde esse direito, se ele não terminar a tarefa a tempo, caso o combinado seja fazer antes, porém,  se a opção for depois, assim que termine o programa a TV será desligada para poder se concentrar na lição.

Lembre-se: O ideal é não alterar a rotina, mas, se for o caso, explique o motivo da mudança.

• Organize o lugar
Escolham o local onde a lição será feita. Mas garanta que ele esteja arrumado e limpo na hora combinada. Se for a mesa da cozinha, por exemplo, nada de alimentos ou pratos na hora da lição.
Lembre-se, o bem-estar é superimportante. Verifique a temperatura do ambiente, a iluminação, a ventilação. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!

Acabe com a distração
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar — ou diminuir — outros sons que atrapalhem a concentração. Ajude seu filho a se concentrar na tarefa!

Fique de olho na disposição dele
Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto, ou seja, não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído... O melhor neste caso é resolver o problema primeiro. E isso vale para você também! Resolva essas questões antes de começar!

Confira se todo o material necessário está disponível
Parar a lição para procurar onde está o lápis de cor, a régua ou o dicionário só ajuda a tirar o foco da tarefa. Organize tudo antes de começar para não haver dispersão e desculpas, tais como: Mãe aonde foi parar meu apontador?
 

• Respeite o momento
Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita, portanto, evite interrupções, barulhos desnecessários ou ações que tirem a concentração e o foco de quem está estudando.

Veja se seu filho sabe o que é para ser feito
Antes de iniciar a lição, pergunte se seu filho tem dúvidas sobre o que o professor pediu para fazer e coloque-se à disposição para ajudá-lo.

Lembre-se:  Ajudar, não significa fazer.
Sugira que ele procure exemplos parecidos no livro ou no caderno, ou então, ajude-o a pensar sobre o assunto até que ele chegue à sua própria conclusão.

Incentive-o a rever a lição
Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros.
 

Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o comentando. "Que tal rever este trecho ou esta conta, veja se está tudo certo ou se encontra algo errado?". Elogie-a se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer. 

• Veja se a lição foi corrigida
Será que a lição de casa foi corrigida? A falta de correção da lição pode desestimular seu filho. Afinal, ele pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita sempre, é interessante conversar na escola - com o professor ou com o coordenador.

Informe o professor em caso de dificuldade
Seu filho deveria ter condição total de fazer a lição de casa sem achá-la muito difícil ou complicada. Afinal, se a lição foi passada, é porque o professor já explicou aquele conteúdo. Às vezes pode ser apenas uma dificuldade pontual e neste caso, estimule seu filho a tirar dúvidas com o professor. Caso isto se torne frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema.
 

Uma outra dica e muito importante, é para que os pais aproveitem para elogiar espontaneamente os acertos. E o alerta é para não criticar, brigar ou ridicularizar os erros cometidos. O melhor é verificar com seu filho se ele entendeu porque  errou e estimulá-lo a tirar as dúvidas diretamente com o professor.

Se a criança começa a perceber de forma recorrente que a lição é chata ou sem sentido, a mãe briga quando ela erra um exercício, a professora tira ponto da nota se não entregar, sua saída natural será dar um "jeitinho", tais como, inventar mentiras para justificar a não entrega da tarefa, copiar as respostas de um colega ou do que achar na internet, "perder" as folhas de exercícios, simular mal estar, etc...
 

Corrigir a lição na aula seguinte pode ser o ideal, tanto que muitos pais  se preocupam diariamente em saber se o filho fez a lição de casa, mas pouquíssimos conferem se, depois, a lição foi corrigida pelo professor. Um contrassenso que passa despercebido pelos adultos, mas que fica patente para crianças e jovens.  

"Uma lição de casa não corrigida só traz frustração. Afinal, o aluno se esforçou, cumpriu com sua parte, mas a sensação é de que nada disso será reconhecido", comenta Rose Mary Guimarães Rodrigues.

O tempo de correção também é um ponto de atenção. "O ideal é que ela seja corrigida na aula seguinte", diz Rose Mary. As vantagens aqui são claras: o aluno ainda estará com as possíveis dúvidas frescas e poderá saná-las; pode perceber de forma imediata que entendeu um conceito errado (afinal, ele tinha certeza que a resposta era aquela); e também não fica com a impressão de que a lição não era tão urgente assim e que podia ter deixado para fazer em outro dia.

"Em casa, o ideal é que antes do pai questionar sobre a lição atual, pedir para ver como foi a correção da lição anterior daquela matéria", defende a psicóloga Danila Coser. Ela explica que esta é uma boa forma de seu filho retomar rapidamente o último assunto tratado, o que pode ajudar nas respostas do tema que dá continuação.


A lição de casa não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que, se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.

Os pais podem encorajar a criança nessa responsabilidade, ao demonstrar interesse e ao dar autonomia quando oferecem sua ajuda ao invés de fazer a lição por ela. Não existe receita, mas é possível aprimorar conceitos e ver qual deles se encaixa melhor na rotina doméstica de cada família.

O mais importante é que os pais acreditem que o filho é capaz, mas para isso, eles precisam de orientação, apoio, estímulo para ganhar confiança em si mesma e em sua capacidade de estudar para enfrentar os desafios nas tarefas escolares, pois muitas vezes, o fato das crianças saberem que podem contar com os pais já é suficiente  É o estar por perto!  

Assim, acompanhar sua criança nas tarefas de casa, além de obrigação, é também uma forma de avaliar o que seu filho está aprendendo, entretanto, se realmente os resultados não são o que você está esperando e as dúvidas estão se acumulando, é tempo de conversar com os professores e, se for o caso, pedir ajuda a outro professional na escola. 

Pesquisa: Wikipedia Org., Globo.com e Portal Educar para Crescer.