Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

CÂNCER: CABELOS VÃO, CABELOS VÊM. O QUE É QUE A MAMÃE TEM?

“Concebi esta obra para apoiar principalmente mães, pais e a família, na abordagem do tema câncer com as crianças. Através dela, o meu desejo é que todos encontrem na experiência do câncer, um caminho de transformação". — Anna Maria Mello

O que acontece com uma família quando a mãe é diagnosticada com câncer? Como abordar o tema com as crianças? Como ajudá-las a compreender a mudança na rotina e sem traumas?

Estas são algumas das perguntas respondidas no livro infantil “Cabelos vão, Cabelos vêm. O que é que a mamãe tem?”, da escritora Anna Maria Mello, lançado pela editora Chiado.

A obra conta a história de Clara, uma menina de 5 anos que descobre que sua mãe está com câncer. A ficção, baseada na história de vida da autora, traz inúmeras reflexões importantes para crianças e adultos, como a união da família, o suporte físico e emocional dos amigos e familiares e a doação de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que perderam seus cabelos devido a quimioterapia.

Em 2015, Anna Maria foi diagnosticada com câncer de mama e iniciou o tratamento de quimioterapia. “Um dia, minha afilhada de 5 anos foi me visitar e, ao me ver careca tomou um susto e não entendeu o motivo de eu estar sem os cabelos. Apesar de serem mais velhas que minha afilhada, minhas filhas Julia e Carolina também sofreram com a minha doença. Nesse dia, tive a ideia de escrever um livro para crianças falando sobre o câncer e sobre o processo de tratamento desta terrível doença que acomete milhares de famílias. Meu objetivo é ajudar outras crianças que estão passando pela mesma situação da minha afilhada e das minhas filhas, pois o câncer afeta emocionalmente a todos da família, explica a escritora.

Por conta dessa vivência pessoal, Anna decidiu incentivar as famílias, que também se encontram frente a este desafio, a abordar o assunto com as crianças, ajudando pais, famílias e educadores a cumprirem com o importante desafio.

Em linguagem simples, ela mostra como, a partir do trauma do diagnóstico da mãe, a rotina se restabelece em casa numa nova realidade, onde o amor, o diálogo e a amizade fazem toda a diferença. A obra ainda ensina sobre como a autoestima e a doação são importantes agentes de superação e amadurecimento, durante o tratamento da doença.

A história é narrada por Clara e conta com ilustrações de aquarela feitas por Angelo Bonito. Embora o livro seja destinado para crianças de 7 a 10 anos, é indicado também para pessoas que apoiam a causa. É uma obra para toda a família para que as crianças realmente entendam o que está se passando e se identifiquem com a história.

Sempre engajada nas causas relacionadas ao câncer, Anna Maria doará parte dos exemplares para ONG’s e pessoas carentes.

A iniciativa de criar a linha de bonecas sobre brincadeiras lúdicas e como elas apoiam as crianças nesse momento feitas à mão são carecas, têm perucas, turbantes, lenços que podem ser colocados e retirados e outras que têm cabelos, que podem ser cortados. Elas são uma continuação do livro e até usam as roupinhas que estão nele.

Dessa forma, é possível concretizar a doença da mãe ou também das próprias crianças que estão passando pela quimioterapia. Também tem os bonecos que vêm para apoiá-las porque as pessoas que enfrentam o câncer precisam se reinventar.

“Eu mesma, que trabalhava com eventos, passei a não poder mais carregar peso e fui parar na área literária”, afirma a autora.

Vale lembrar que Anna Maria doará parte dos exemplares para ONG’s e pessoas carentes. O livro está disponível para venda no site das livrarias: Cultura, Saraiva, Martins Fontes, Curitiba, Galileu, Janina, Travessa. E também na versão digital (Ebook), pode ser adquirida pela Apple iBookstore, Barnes & Noble, Sony, Kobo, Diesel ebook Store, Amazon, Baker & Taylor, Google Play e  no portal da editora Chiado. 

Cabelos Vão, Cabelos Vêm. O Que é Que a Mamãe Tem?
Autora: Anna Maria Mello
Ilustrador: Angelo Bonito
Editora: Chiado
Preço: R$ 34 / Ebook: R$ 9

Tags:
Câncer de mama, mamãe, crianças, cabelos, quimioterapia, diagnóstico, trauma