Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM!

O conto infanto-juvenil brasileiro Até as Princesas Soltam Pum, do escritor Ilan Brenman, ilustrado por Ionit Zilberman, ano 2008, publicado pela editora Brinque Book, aborda um assunto de forma engraçada que é visto pela sociedade como algo feio e fora do padrão. Por isso devido ao modo divertido como a situação é tratada, o livro pode ser trabalhado com crianças a partir dos 2 ou 3 anos.

O texto tem como personagem central Laura, uma menina curiosa e esperta, que pergunta ao seu pai “se as princesas também soltam pum”. Surpreso com a pergunta da filha o pai procura saber o motivo pelo interesse neste assunto, mas Laura ignora esta questão já que ela precisa saber se realmente as princesas soltavam ou não pum.
A primeira edição do livro já tem cinco anos, mas ele continua “um clássico entre os nada-clássicos” livros de princesa. Isso porque, no enredo, a pequena Laura recorre a seu pai com uma dúvida cruel: As princesas soltam pum?

A letra do título tem cor rosa com efeito laminado, assim como a cor de fundo da capa também é rosa, fazendo uma associação com o mundo das princesas.

A contra capa apresenta a continuação da parte da frente, contendo um chamado para que o leitor descubra o segredo das princesas  um excelente livro para o incentivo à leitura.

Ao folhear o livro é perceptível o equilíbrio entre textos e gravuras, uma vez que em todas as páginas existem ilustrações que retratam o que está escrito, como as expressões faciais surpresa, felicidade e curiosidade, por pate dos personagens.

As cores das ilustrações são em tons pastel, verde e rosa, tornando o cenário dos personagens um local diferente do qual as crianças estão acostumadas. Além disso, o tamanho da letra, a quantidade de palavras por página e o vocabulário é ideal para o público que se encontra em fase de alfabetização.

O texto tem como personagem central Laura, uma menina curiosa e esperta, que pergunta ao seu pai “se as princesas também soltam pum”. Surpreso com a pergunta da filha o pai procura saber o motivo pelo interesse neste assunto, mas Laura ignora esta questão já que ela precisa saber se realmente as princesas soltavam ou não pum.

Depois de ter uma resposta positiva  sua pergunta, Laura explica ao pai que o seu colega de escola, Marcelo, estava dizendo que as princesas peidavam. Para esclarecer a curiosidade da filha, o pai vai até a biblioteca e pega o livro secreto das princesas, o qual tem todos os segredos das princesas mais famosas do mundo, e abre no capítulo “Problemas gastrointestinais e flatulências das mais encantadoras princesas do mundo”.

“- Não pode ser pai, na escola a discussão era sobre isso. O Marcelo falou para as meninas que a Cinderela era uma peidona. As meninas todas falaram que isso era impossível, que nenhuma princesa no mundo soltava pum. Mas desconfiei que o Marcelo tivesse razão.”

A personagem descobre que a Cinderela — sua princesa favorita — a Branca de Neve e a Pequena Sereia também soltam pum. Então ela entende que mesmo flatulando as princesas não deixam de ser belas.

A partir das ilustrações e das explicações dadas pelo pai de Laura, o público leitor consegue ficar atento e ao mesmo tempo tentando imaginar como deve ter sido realmente aquela situação contada pelo personagem. O autor sabiamente  traz um fato presente na sociedade, e que outras obras tendem a fortalecer que é o fato de pessoas belas e boas não realizarem coisa que pessoas “comuns” costumam fazer, como flatular.

Dessa forma os famosos, os ricos, os bonitos, na maioria dos contos e até na realidade, são vistos como pessoas educadas e que não fazem coisas que são próprias do organismo humano. Em contrapartida personagens malvados (bruxas e lobos) geralmente fedem, são sujos e vivem isolados da sociedade.

[...]Personagens más são invariavelmente feias, enquanto fadas, príncipes, princesas e heróis apresentam sempre um ótimo aspecto. [...]

Uma reunião de contos de fadas que vai matar a curiosidade de milhões de garotas que acreditam que as princesas não soltam pum, isto, até visitarem a biblioteca do pai de Laura e conhecerem um exemplar bem antigo de “O livro secreto das princesas” ... Bem, até você pode mudar de opinião! 

Mas, cá entre nós, mesmo após as afirmações criativas e divertidas do pai de Laura, tanto ela quanto nós sabemos que apesar delas soltarem pum, “as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais belas”.


Até as Princesas Soltam Pum é uma ótima forma de mostrar às crianças que todos são iguais em várias de suas necessidades. A história é ideal para despertar na criança o imaginário e a vontade de ler, por ser divertida e englobar outros contos de fadas famosos.  Além disso, faz com que o leitor reflita que algumas atitudes são comuns a todas as pessoas, e que isso não depende da classe social e da aparência.


Até as Princesas Soltam Pum
Autor: Ilan Brenman
Ilustração:  Ionit Zilberman
Editora: Brinque-Book.
Preço: R$ 20,30