Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

RECEITAS CASEIRAS PARA CRIANÇAS — MITOS E VERDADES

Os mitos passados de pais para filhos, provindos dos avós, contados pelos bisavós e outras gerações com menos opções de medicamentos e tratamentos, fizeram com que alguma descoberta caseira que deu certo para uma família, imediatamente se espalhasse para outras, difundindo “receitinhas” que evitavam dores e doenças, acreditando que assim assegurariam uma vida mais saudável para suas famílias. 

Enrolar uma fralda embebida com álcool no pescoço alivia dor de garganta?  Todo bebê deve arrotar após a mamada? A posição lateral é a melhor para o recém-nascido dormir? Amido de milho é eficiente contra assadura?- Blog Criança é VidaE, de fato, para quem tem crianças em casa e sabe dos imprevistos que podem acontecer, como: arranhões, pequenos cortes, queimaduras simples,  batidas ou pancadas, reação alérgica, febre, diarréia e etc., algumas dessas “receitinhas caseiras” pode ser  “tiro e queda”, entretanto, vale lembrar que outras não passam de meras crendices ou superstições.

Assim, será que enrolar uma fralda embebida com álcool no pescoço alivia dor de garganta?  Todo bebê deve arrotar após a mamada? A posição lateral é a melhor para o recém-nascido dormir? Amido de milho é eficiente contra assadura?

Confira, a seguir, explicações para essas e outras questões que têm sobrevivido ao tempo: 

Após a criança engolir veneno, como um produto de limpeza ou naftalina, o ideal é fazê-la ingerir leite?
O pediatra Moises Chencinsk aconselha: não provoque vômitos ou dê qualquer coisa para o menor tomar. "O ideal é procurar um centro de intoxicação que atenda esse tipo de emergência por telefone, orientando as melhores condutas, até que se chegue, o mais breve possível, ao serviço médico".

Ao ligar para o local, tenha em mãos as seguintes informações: nome, idade e peso do intoxicado; qual foi o produto, como se deu o contato com o mesmo e há quanto tempo; sintomas que a vítima está apresentando.

Onde ligar:
♥ Centro de Controle de Intoxicações (CCI), (0800) 771-3733 e 5012-5311
Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX/FMUSP), (0800) 014-8110

Água acaba com o soluço?
A Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz,  esclarece que o soluço ocorre por uma irritação no nervo frênico (referente ao diafragma). Esta irritação pode acontecer por comer rápido demais ou em grandes quantidades. Bebês que mamam com a mamadeira em posição errada podem sofrer mais com soluços.

"Mas não pelo frio como dizem as avós. Este nervo é responsável por controlar um músculo chamado diafragma, que regula a respiração. Quando bebemos água, isto tende a se normalizar, devido ao controle da respiração. Mas nunca de nariz tampado como dizem por aí", esclarece a pediatra.

Água com açúcar realmente pode acalmar a criança?
“Em situações de stress extremo pode ocorrer uma descarga de adrenalina, e o açúcar pode ajudar a normalizar a glicemia, dando sensação de alívio”, explica a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará.

“O açúcar tem a capacidade de liberar serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, completa Dra. Camila Reibscheid.

  Além do leite materno, é necessário dar água ao recém-nascido?
De acordo com Mariana Zanotto Alves, especialista em cuidados com recém-nascidos, "durante os primeiros seis meses de vida, o bebê consome a quantidade necessária de líquidos ingerindo somente o leite materno. Oferecer água, chás ou outros líquidos pode fazer com que ele se sinta satisfeito precocemente e recuse o leite materno. Mães que possuem indicação médica para não amamentar e optam pelas fórmulas infantis também não devem ofertar água ao bebê".

Amido de milho é eficiente contra assadura?
“A assadura ocorre devido o atrito das fezes, urina e suor em contato com a pele do bebê, em um ambiente quente e úmido. O amido de milho funciona para manter a pele seca, evitando as assaduras”, afirma Dra. Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz.  

♥ Alimentos ingeridos pela mãe podem causar cólicas em bebês amamentados no seio?
O desconforto é normal, já que o sistema digestivo do bebê está em formação. Segundo o pediatra Fernando F. Martins, "não há comprovação de que algum alimento possa causar cólicas em bebês alimentados apenas com leite materno. Mas não recomendamos a ingestão de alimentos ricos em cafeína, como mate, chá preto e café, que podem deixar a criança mais agitada e sem sono"

Alho colocado  na picada de inseto diminui a irritação?
Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz, opina: “O alho tem propriedades anti-inflamatórias. Quem nunca ouviu falar de chá de alho para gripe? Se colocado após a picada, pode diminuir um pouco o incômodo, mas não cura a picada”. A Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará, discorda: Não é recomendado, pois pode complicar a lesão causando uma dermatite irritativa.”


♥ Assistir TV de perto estraga a vista?
É mentira, pois a luminosidade e os raios emitidos pela TV, seja de perto ou de longe, não proporcionam nenhum tipo de dano aos olhos, sendo que o máximo que pode acontecer é você sofrer com cansaço da vista ou ressecamento do globo ocular momentaneamente.

Azeite pingado no ouvido cura otite?

Otite é uma infecção ou inflamação do ouvido. Pode ser externa (para fora da membrana timpânica) ou média (para dentro da membrana timpânica).

"No primeiro caso, o azeite aquecido seria usado para ação anti inflamatória. No segundo, não teria eficácia alguma, pois não ultrapassaria a membrana timpânica. Em ambos, não é recomendável: não se deve colocar nada dentro do canal, ainda mais quando não se tem certeza do que está acontecendo clinicamente", ressalta o pediatra Moises Chencinski, acrescentando que algumas gotas de óleo podem até atrapalhar. "Quando o médico for examinar o local, haverá uma barreira de azeite impedindo a visualização. Nada pode ser introduzido no ouvido sem orientação médica, nem aquelas famosas hastes flexíveis". A orientação é procurar um especialista.

Banho morno ajuda a baixar a febre?
”O banho morno pode ajudar, mas não é o responsável direto por baixar a febre. O que acontece é que todos os antitérmicos demoram em torno de 40 minutos para começarem a fazer efeito. Durante este período, um banho morno ajuda a criança a trocar calor com a água, auxiliando no processo de baixar a temperatura. Mas atenção: o banho deve ser morno, nunca frio!”, explica a  Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz.

Banho antes de deitar ajudam os bebês a dormirem melhor?
No livro "O Sono do meu Bebê", a psicóloga Renata Soifer Kraiser explica que o banho é um verdadeiro acontecimento para o recém-nascido. Se incluído no ritual noturno diário, o banho ajuda a separar o dia da noite. Com o tempo, o bebê será condicionado a entender que está na hora de se preparar para adormecer.

Bater a moleira do recém-nascido é perigoso?
Mariana Zanotto, especialista em cuidados com recém-nascidos, orienta:"Evitar impacto na moleira é essencial, já que a região é frágil. Não aperte o local ou chacoalhe a criança com movimentos bruscos, sob o risco de afetar o cérebro do bebê". Ela lembra que lavar a cabeça do recém-nascido, fazer carinho ou pentear os cabelos com uma escova própria são atitudes totalmente seguras.

Bebê deve dormir de lado para evitar o refluxo?
"A posição lateral compromete a circulação de ar e não é segura para o bebê dormir. O recém-nascido sempre deve ser colocado para dormir com a barriga para cima. Estudos recentes comprovam que este ato simples diminui em até 70% as chances que o bebê sofra a Síndrome da Morte Súbita Infantil, quando uma criança saudável morre sem causa aparente no primeiro ano de vida", orienta Mariana Zanotto,  especialista em cuidados com recém-nascidos.

Bebês precisam arrotar a cada mamada?
Segundo Mariana Zanotto, colocar o bebê na posição vertical após mamar é especialmente importante quando o bebê sofre de refluxo, já que evita o retorno do leite e ácidos presentes no estômago: "Mas isso não significa que ele irá arrotar. Muitos bebês não arrotam após a mamada. Alguns podem eliminar os gases em forma de flatos. Neste caso, considere sua missão cumprida e não se preocupe".

Café deixa a criança mais agitada?
“A cafeína presente no café é um estimulante do sistema nervoso central. Em excesso, pode causar agitação, irritabilidade, dificuldade de concentração e de aprendizado e até insônia em algumas crianças”, afirma a Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz.

A Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará completa: “Chás que contêm xantinas e derivados também podem agitar a criança”.

Canja de galinha ajuda a tratar gripe?
Canja de galinha não vai curar a virose, mas, certamente, fará com que seu filho se sinta melhor porque a composição dessa receita repõe vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, que favorecem a recuperação em casos de doenças virais e inflamatórias – e o calor ainda ajuda a expectoração.

Caxumba pode "descer" se a criança, doente, ficar pulando?
Isso não acontece, mesmo. Caxumba é uma doença infecciosa, provocada por um vírus (paramixovírus) que afeta as glândulas, geralmente as salivares, daí o inchaço no pescoço.

O vírus também pode afetar testículos (um em cada quatro homens) ou ovários (uma em cada dez mulheres), com risco de esterilidade.

"As duas principais complicações do mal, entretanto, são a pancreatite (com náuseas, vômitos e dor no abdômen superior) e a meningo-encefalite (rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração)", diz o pediatra Moises Chencinski.

Para evitar, as crianças devem tomar a vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola: primeira dose com 1 ano e reforço entre 2 a 4 anos de idade. "E, caso ocorra o contágio, o tratamento é simples e inclui medicações, evitar situações de estresse, ter boa alimentação, hidratar-se bem e repousar"

Chá de erva-cidreira realmente tranquiliza a criança?
“A erva-cidreira tem efeitos calmantes, mas não deve ser dada para bebês menores de seis meses. Até esta idade, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda aleitamento materno exclusivo, sem chás, sucos ou água”, alerta Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz.

Chá de erva-doce melhora as cólicas do bebê?
O calor do chá ajuda a amenizar as dores. Além disto, a erva-doce tem princípios calmantes.

Segundo a fitoterapia, a planta evita a formação de gases e pode ter ação antiespasmódica, prevenindo o desconforto na barriga. "As cólicas ocorrem por falta de maturidade do sistema digestivo, fazendo com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem muitas vezes. O chá morno auxilia para que tais paredes fiquem relaxadas por mais tempo", diz o nefrologista Leonel Fernandes, lembrando que a concentração de erva-doce deve ser baixa para não interferir na amamentação, "único alimento que o bebê deve receber nos primeiros meses de vida".

O pediatra Moises Chenciski faz coro com a observação. "Em crianças com aleitamento materno exclusivo, o uso de qualquer tipo de chá é inclusive contraindicado até os seis meses". Ele recomenda evitar a automedicação e entrar em contato com o médico para orientações de como aliviar os sintomas. "A homeopatia é uma ótima opção para essa situação, sempre receitada por um especialista”.

Fralda com álcool enrolada no pescoço ajuda a curar dor de garganta?
No máximo, pode amenizar o problema. Isso porque o álcool é frio ao toque e provoca sensação de calor (pode parecer contraditório, mas é isso mesmo). Um pano ao redor do pescoço também protege e conforta a garganta, mas não cura a dor. "E deve-se tomar cuidado porque os vapores do álcool, próximos das vias respiratórias, podem causar intoxicação", alerta o pediatra Moises Chencinski.

Aquecer o pescoço, sem álcool, pode ser uma opção, assim como ingerir bebidas quentes para dar sensação de alívio. "É importante entrar em contato com o médico para avaliação”.

Furar a orelha de meninas recém-nascidas é arriscado?
Para Mariana Zanotto, especialista em cuidados com recém-nascidos, sempre que a pele é perfurada existe risco de infecção. "Muitos médicos americanos recomendam aguardar até que a criança complete quatro anos de idade, quando ela já entende que não pode puxar o brinco ou colocar a mão suja na orelha que acabou de ser furada. Se a mãe fizer muita questão, recomendo fazer com um profissional de confiança e usar brincos antialérgicos", diz a especialista em cuidados com recém-nascidos. 

Higienizar o umbigo do bebê, frequentemente, é necessário nas primeiras semanas de vida?
De acordo com o pediatra Fernando F. Martins, chefe da UTI Neonatal da Maternidade Perinatal Barra, limpar o local três vezes por dia é suficiente para evitar complicações. "Recomendo fazer a higiene junto com a troca de fraldas. O mais importante é manter o local limpo e seco, até que ele caia sozinho". Já Mariana Zanotto, especialista em cuidados com recém-nascidos, explica: "Não aplique álcool no local e dobre a fralda na cintura, evitando que o umbigo fique coberto e possa infeccionar".

Lesões na pele curam mais rápido se não forem tampadas?
Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz, responde: “Bactérias gostam de lugares quentes e úmidos para se multiplicarem. Machucado tampado é o local perfeito para elas. Quanto mais seco e arejado o machucado estiver, menor a chance de infeccionar”. “O mais recomendado é manter o machucado limpo”, ressalta Dra. Fátima Rodrigues Fernandes,  pediatra do Hospital Infantil Sabará.

Mel ajuda a combater a tosse?
“Sim, pode ajudar. Mas deve-se atentar para a origem e qualidade do produto e verificar se tem autorização para consumo”, orienta a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará. “O mel inibe a proliferação de bactérias e também auxilia nos desconfortos relacionados à deglutição da secreção, durante o processo viral. Mas é proibido para menores de um ano, pelo risco de alergias e contaminação”, avisa Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz.

Vinagre combate lêndeas?
Segundo a Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz, acredita que ajuda bastante. "A mistura água com vinagre forma uma solução ácida que quando aplicada no cabelo, dissolve a gordura que prende as lêndeas ao fio. Depois é só passar um pente bem fino para tirar as lêndeas. O ideal seria passar à noite e retirar pela manhã”, diz.

Cada casal de piolhos pode viver até dois meses e botar 300. "Dependendo da quantidade de lêndeas, às vezes não é suficiente, necessitando do tratamento com medicamentos. O uso de inseticidas, como era antigamente, é proibido. Pode causar desde pequenas alergias até lesão de couro cabeludo", completa.


Para quem tem crianças em casa e sabe dos imprevistos que podem acontecer, como: arranhões, pequenos cortes, queimaduras simples,  batidas ou pancadas, reação alérgica, febre, diarréia e etc., algumas dessas “receitinhas caseiras” pode ser  “tiro e queda”, entretanto, vale lembrar que outras não passam de meras crendices ou superstições. - Blog Criança é Vida


Receitas Caseiras para Crianças — Mitos e Verdades
Pesquisa:
Vila mulher/Portal Terra, UOL notícias Saúde, GNT.globo.com.  
Blog Criança é Vida

Tags:
.