Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

GAROTINHA DE DOIS ANOS DÁ UMA LIÇÃO SOBRE PRECONCEITO

Nas últimas semanas a internet bombou com a atitude de Sophia, uma garotinha de 2 anos e 7 meses, moradora da Carolina do sul, nos Estados Unidos, que rebateu um comentário preconceituoso. Segundo a mãe, Brandi Benner, elas foram a uma loja de brinquedos para Sophia escolher uma boneca como prêmio por ela ter deixado de usar fraldas e aprendido a usar o banheiro.

Depois de muito procurar nas prateleiras a garotinha escolheu uma boneca que imitava uma médica, profissão que Sophia dizia ser a sua.

Benner sabia que sua filha Sophia estava exitada com a nova boneca, mas o que ela não sabia era que sua filha seria questionada por uma funcionária da loja e que a resposta de sua filha, por sua vez, seria viral.

No caixa, a atendente perguntou à menina se ela não gostaria de ver uma outra boneca mais parecida com ela, referindo-se à cor da boneca escolhida e a cor da garotinha.  

Antes que a mãe pudesse dizer qualquer coisa, Sophia defendeu sua escolha, rebatendo o comentário preconceituoso: “Ela é médica; eu sou médica. Ela é uma garota bonita; eu sou uma garota bonita.  Olha seu cabelo como é bonito!  Olha só seu estetoscópio! ”, falou Sophia. 

Benner atribuiu a atitude da menina ao desenho animado da TV Doc McStuffins (Doutora Brinquedos), do qual Sophia é fã. É uma série que apresenta uma menina de seis anos chamada Dottie que quer ser médica como a mãe. Ela finge ser uma médica, consertando brinquedos e bonecas. Quando ela coloca seu estetoscópio, brinquedos, bonecas, bichos de pelúcia, magicamente, ganham vida e ela pode se comunicar com eles. 

Orgulhosa, a mãe babona, publicou o ocorrido no facebook  e já recebeu mais de 425 mil curtidas, 40 mil comentários e 230 mil compartilhamentos,  fazendo com que a publicação se transformasse em um canal de reflexão sobre os próprios atos em relação à igualdade racial e os padrões da sociedade.

“Esta experiência só confirmou minha crença de que nós não nascemos com a ideia de que cor importa", disse.

"Existem várias cores de pele, diferentes tipos de cabelo, assim como olhos. Todos os tons são lindos”, finalizou.

Pesquisas indicam que as crianças não nascem com preconceitos sobre raça e gênero, mas Sophia ainda não sabe sobre essas coisas. Por enquanto, ela só sabe que em todos os lugares que ela vá, ela quer estar acompanhada de sua boneca vestida de médica com estetoscópio.





Garotinha de dois anos dá uma lição sobre preconceito.
Pesquisa: www.cnn.com, www.dailymail.co.uk, Facebook
Blog Criança é Vida

Tags:

Sophia, garotinha de 2 anos, fraldas, comentário preconceituoso, cor da boneca, cor da menina, estetoscópio.