Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

MENINA BRASILEIRA, JAPONESA E RUSSA PUBLICA LIVRO.

Filha de pai russo, muçulmano, e mãe brasileira e católica, Yasmin Ziganshin autopublicou seu livro Do outro lado do mundo, em português, em dezembro de 2015. Agora, aos 11 anos,  publica o mesmo livro em japonês sob o título de わたしのふるさと (Watashi no Furusato).
Baseado na sua própria história de vida, Yasmin é brasileira, russa e japonesa. Seus pais se conheceram no Japão, em 2002, quando trabalhavam no país e dois anos depois já estavam casados e esperando um bebê. A menina nasceu e morou no Japão até os três anos de idade.
Seu livro fala sobre a sua origem multicultural  e  lições sobre amor e respeito entre as raças e religiões. Yasmin conta que as incessantes perguntas dos amigos da escola,   pelo fato dela ter o pai russo e muçulmano e, também, por ela ter nascido no Japão, motivou a menina a escrever  sua própria história de vida.
Yasmin cresceu respeitando culturas, idiomas e religiões diferentes. Para ela, o mundo é assim, com pessoas de diferentes origens e culturas, convivendo em harmonia. A menina fala russo, japonês, inglês e português.
Atualmente, Yasmin mora no Rio de Janeiro com a mãe e os avós maternos. Já seu pai vive em Nova York, nos Estados Unidos.
“Minha família é como a ONU: tem várias nacionalidades, idiomas e religiões. O mundo precisa se unir, acabar com as guerras, afirma Yasmin.”
Apesar da mudança em sua vida,  desde o lançamento de seu livro pela Amazon que atingiu rapidamente três mil acessos, da sua participação em programas de TV e das entrevistas que vem dando a jornais, Yasmin é uma menina que nem qualquer outra, que adora andar de bicicleta, brincar com suas amigas, ir à escola e que sonha um dia ser arquiteta.
A mensagem deixada por essa menina é uma dica para os pais, tios, avós ...incentivarem suas crianças a escreverem suas histórias, já que toda a criança tem sempre uma boa história para contar, deste ou do outro lado do mundo.
Tags: