Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

CRIANÇAS E A VOLTA ÀS AULAS

Tornar o ano letivo mais proveitoso para as crianças muito provavelmente está entre os principais desejos dos pais.

Algumas atitudes podem ajudar e muito a despertar na criança o interesse pelo estudo, fazendo com que o compromisso de ir à escola e os deveres de casa sejam vistos como algo agradável e significativas fontes de conhecimento.

√ Como auxiliar seu filho ao longo do ano:
Seja presente:
Acompanhe diariamente a vida escolar do seu filho, averigue se a lição está sendo feita ou se a criança está com problemas para concluí-la.

Demonstre interesse:
Faça uma leitura conjunta sobre algum tema que a criança estudou, demonstre curiosidade sobre o que ela está aprendendo, faça questionamentos, etc.

Auxilie nos deveres:
Se, por exemplo, a criança não souber como escrever determinada palavra ou não souber o significado, oriente para que ela busque no dicionário. Não forneça respostas prontas.

Defina um local de estudos:
Escolha um ambiente que possua uma mesa adequada, em um local ventilado e distante de qualquer item que possa causar distração, como brinquedos e eletrônicos.

√ Como incentivar a leitura:
Tornar a leitura um hábito é um investimento que traz resultados a curto e longo prazo para a criança. Quanto mais cedo ocorrer o incentivo, mais naturalmente a prática tornar-se-á parte integrante do dia a dia dos pequenos. Ler com frequência os ajudará a:
Concentrar-se durante as aulas.
Entender com mais facilidade os conteúdos na escola.
Elaborar argumentos.
Ampliar o vocabulário.
Construir textos criativos e comunicar-se melhor de forma oral.

Dicas de incentivo:
Respeite as preferências
Não reprima as escolhas de leitura do seu filho, mesmo que elas pareçam infantis demais. Cada criança possui seu próprio ritmo para passar a um próximo nível de leitura. O importante é que o livro faça parte do dia a dia dele.

Leve-o a bibliotecas e livrarias
O ambiente desses locais é um gigante estimulador, afinal, os milhares de livros disponíveis deixarão a criança em estase para escolher um ou mais deles. Transforme esses passeios em algo rotineiro, com programação semanal ou quinzenal.

Defina um período para leitura
Decida em conjunto com seu filho um horário específico para ler ao longo do dia, aos poucos a leitura se tornará parte integrante da rotina da criança. Se seu filho ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir.

√ Como foi a escola hoje?
Quem tem filhos que estão em idade escolar muito provavelmente já vivenciou a seguinte situação: questionar como foi a escola hoje? e, em resposta, ouvir alguma colocação curta como legal, bacana ou tudo bem.
O problema, normalmente, está na estrutura da pergunta. Há diversas outras alternativas que dão margem a uma conversa entusiasmada. Veja algumas delas:
Qual foi a parte mais bacana do dia? A mais chata? A mais difícil?
Você ajudou alguém hoje?
Ensine-me alguma coisa que te ensinaram hoje?
Quem é a pessoa mais engraçada da sua turma?
Se você fosse convidado para ser o professor amanhã, o que você faria?
Qual é o lugar mais bacana da escola? Você esteve lá hoje?
Teve algum momento chato durante o seu dia?




√ Início das aulas:
Materiais exigidos pela escola
A lei federal 12.886/2013 foi criada para proibir exigências das escolas, em relação ao material escolar, que possam lesar pais e alunos. Itens que até então figuravam entre os principais produtos solicitados antes do início do ano letivo, agora não devem mais integrar as listas de materiais. O que a escola não pode fazer ou exigir:
• Solicitar materiais de uso coletivo, como: tinta de impressora, fardos de folha de ofício, sabonete, copo descartável, papel higiênico, etc.
• Pedir materiais de limpeza.
• Cobrar taxas específicas de material escolar para compensar os gastos com os materiais coletivos.
• Determinar marcas e fabricantes dos materiais de uso pessoal que devem ser comprados.
Obrigar a compra dos materiais em determinado local.

Vale alertar que o único material escolar que o colégio pode exigir mediante pagamento de taxas são apostilas fabricadas pela própria escola. Se este material for obrigatório, os pais devem ser informados pela escola na hora da matrícula.

Fonte:
Portal Unimed