Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

CRIANÇA E A SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR.

“É preciso resgatar a criança que existe dentro de cada um. Assim fica mais fácil compreender os problemas que afligem as crianças no mundo de hoje: a falta de espaços para brincar; o consumismo desenfreado; a superexposição aos meios de comunicação e às novas mídias; a existência de um mercado extremamente competitivo, que motiva sentimentos de agressividade e rivalidade”.— Dra. Michaela Glöckler, diretora da Seção Médica do Goetheanum, em Dornach, Suíça.

O brincar é a forma de expressão das crianças, através da qual elas podem expressar-se e comunicar-se com o outro. Através do brincar a criança expressa seu ser integral colocando corpo, mente, sentimentos e espírito em evidência.

O brincar para a criança está intimamente ligado à aprendizagem, àquilo que ela realmente deseja aprender. E naturalmente ela se permite expressar criativamente e se recriar constantemente, percebendo seus potenciais e limitações. 


Na verdade, a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a influência dos meios de comunicação, a presença dos jogos eletrônicos no cotidiano infantil e a pressão escolar precoce colocam em xeque a infância no mundo contemporâneo.

A propósito, o universo da brincadeira não pertence somente à infância. Todo mundo brinca. De fato, ao brincar ampliamos nosso repertório, improvisamos e experimentamos novas possibilidades, tanto que os verbos do brincar são os da alegria: divertir, jogar, rir. Mas também são os verbos da criação e das artes: cantar, tocar, dançar, contar, parodiar, encenar, filmar, fotografar, desenhar. E ainda são aqueles que dão a dimensão do indescritível, como sonhar, imaginar, inventar, entre outros.  

A Semana Mundial do Brincar, de 24 a 30/05/2015, tem como foco lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e respeito do tempo das crianças brincarem. Alerta ainda a necessidade de ter cuidado com os excessos de zelo que acabam por interferir nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las, já que interferências constantes, mesmo que sejam para ensinar as crianças a brincarem corretamente, podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento, pois cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.

Onde se realiza:

A Aliança pela Infância surgiu na década de 90, na Inglaterra com um grupo de pais, educadores e profissionais de diversas áreas preocupados com a infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios.

Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por ser uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns visando a melhoria da vivência da infância, já que esta é um momento especial da vida dos seres humanos, onde se aprende a andar, falar, conviver com os outros e com o mundo. Atualmente a Aliança pela Infância possui representação em  mais de 20 países da Europa, África, Ásia e Américas.

As comemorações ocorrem em todos os núcleos da Aliança pela Infância e nos municípios que entram em contato com a gestão da Aliança pela Infância, para desenvolverem ações em parceria.

No Brasil, a Aliança pela Infância iniciou suas atividades em 2001 a partir da iniciativa e empenho da  Ute Craemer e da Adriana Friedmann.  O primeiro encontro da Aliança no Brasil aconteceu no dia 7 de julho de 2001, em São Paulo, com a presença da Dra. Michaela Glöckler (diretora da Seção Médica do Goetheanum, em Dornach, Suíça). As palavras de sua aula inaugural  “ Que fim levou nossa infância” resumem as preocupações fundamentais deste movimento que atua contra as mais diversas ameaças à infância, cujos direitos fundamentais têm sido sistematicamente violados.

Como o movimento vem crescendo a cada ano, a comemoração do Dia Internacional do Brincar também se ampliou e conquistou cada vez mais adesões e parcerias, tendo se transformado na Semana Nacional do Brincar em 2010.

Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança pela Infância são parceiras com igualdade de direitos; cooperam entre si de forma espontânea e livre, ajudando-se mutuamente e reunindo-se em diversas atividades, com participação em ações locais, regionais, nacionais ou de maior amplitude.

Segundo esta forma de atuação, a Aliança pela Infância é uma rede  onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas.

Independentemente do local onde você resida, existem diversas formas de integrar esta Aliança, como: membro, doador, voluntário, apoiador, parceiro institucional, parceiro jurídico e parceiro financiador.

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A Semana Mundial do Brincar, de 24 a 30/05/2015, tem como foco lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.


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